sexta-feira, 22 de maio de 2009

“Diferenças entre cérebro masculino e feminino ainda dividem especialistas”

" Os investigadores do cérebro acreditam que a guerra entre os géneros está «ultrapassada» e que ninguém procura encontrar um 'sexo forte', mas as diferenças cerebrais entre homens e mulheres ainda geram discordâncias entre os especialistas."


Segundo um especialista da área de Anatomia as distinções entre ambos são diversas, mas as investigações realizadas não tem como objectivo determinar qual o sexo mais forte, uma vez que ambos os cérebros se complementam e as diferenças são saudáveis.
O investigador considera as mulheres mais perseverantes, severas, melhores na apreciação estética, tem uma capacidade de trabalho melhor e uma memória do imediato mais desenvolvida do que os homens.
Enquanto os homens agem mais por impulsos e desistem mais facilmente dos seus objectivos, contudo tem um melhor sentido de orientação (memória espacial, e grande capacidade a nível matemático.
É necessário compreender que estas diferenças devem a características morfológicas que são condicionadas por hormonas sexuais, e que a variação destas hormonas, ao longo dos anos, vai influenciar a morfologia cerebral e a neuroquímica, fazendo com que certas diferenças se atenuem.
Segundo alguns investigadores, a diferença entre o cérebro masculino e feminino é visível na assimetria existente entre os dois hemisférios cerebrais que é mais notória no cérebro masculino (esta maior assimetria está relacionada com certas doenças mais comuns nos homens como o autismo).
Enquanto que no cérebro da mulher há uma maior semelhança entre os hemisférios, existindo uma maior comunicação entre eles, o que ajuda a estas numa melhor recuperação de AVC. Outros investigadores não acham estas diferenças significativas, apesar de existir diferenças, não há nenhuma zona do cérebro que seja claramente diferente entre os homens e as mulheres.
A única diferença assente parece ser mesmo ao nível do tamanho do cérebro, tendo o cérebro masculino o volume de 1.600 centímetros cúbicos e no feminino 1.500. Porém, há quem defenda que no cérebro humano o tamanho pouco importa. As investigações actuais estão centradas em determinadas áreas do córtex cerebral, acerca das quais pouco se conhece.Porém, outras pesquisas revelaram evidências morfológicas de que enquanto os homens têm mais neurónios no córtex cerebral, as mulheres tem um neuropil mais desenvolvido – isto é, o espaço entre os corpos celulares que contém as sinapses, as dendrites e os axónios, e permite a comunicação entre os neurónios. Descobriram ainda que o cérebro das mulheres processam a linguagem verbal simultaneamente nos dois lados (ou hemisférios) do cérebro frontal, enquanto que os homens tendem a processá-la apenas no hemisfério esquerdo.

Sem comentários: