sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Inteligência e longevidade


"Um artigo na revista ‘Psychological Science’ esclarece que, quanto mais alto for o grau de inteligência, mais alta será a expectativa de vida. A notícia partiu dos investigadores Ian Deary e Goff Der.

Pesquisas feitas durante 14 anos, em 900 pessoas, para medir a inteligência e a prontidão dos reflexos – pois a inteligência é associada à capacidade de reagir velozmente aos estímulos - demonstraram que, a maioria dos que morreram por causa natural, daquele grupo de observação, não fazia parte do grupo que totalizava pontos mais altos do nível de inteligência e rapidez de reacções.

As possíveis explicações para o facto de que pessoas inteligentes vivem mais, segundo Deary, são três:

- a mais simples, é porque as pessoas inteligentes são bem mais informadas, logo, cuidam melhor da saúde;

- a segunda, é ligada ao facto de que pessoas mais inteligentes, na maioria, obtêm trabalhos melhores remunerados e isso determina uma melhor condição geral de vida;
- terceira, a que produziu maior interesse porque, pela primeira vez, a inteligência e a velocidade (em tomar decisões), são colocadas em estreita relação com a capacidade de conservar a própria saúde, e alongamento da vida.

Com a diminuição da prontidão mental, resultaria um primeiro sinal da decadência geral do organismo. Na base desse fenómeno – explica Deary – pode ser que exista uma degeneração do sistema nervoso: na prática, quando se alonga o tempo das reacções, é como se o corpo estivesse enviando o primeiro sinal de envelhecimento, e isso não interessa somente à mente mas a todas as funções do corpo. "

Sendo assim, esperas viver até que idade?

3 comentários:

Ricardo Melo Faria disse...

Olá, olá... é o ric!
Gostei deste texto! acho-o interessante, mas penso q ainda deve haver uma mais estreita relação entre inteligência e longevidade do q nós próprios supomos! Bem, eu... eu espero viver até lá p'os meus 100 anos! Concordam, ñ concordam?

aha... bjo e abraço!

Anónimo disse...

claro q sim ric!

quer dizer, pensando melhor...100 anos é muito pouco...

praí uns 200 anos... no mínimo!

xD

bem, pessoal, parabéns pelo blog...está mt bom!

bjinhux

*

Z E M A ! disse...

Bem ao que parece é mesmo tudo psicológico ! xD

Mas depende, se andarmos inspirados a vida toda podemos chegar muito longe :F

O pior é quando se está deprimido durante algum tempo, não só se perde a inteligência como também não se encontra motivação para a 'recuperar' e expandir. Podemos bem não chegar aos 30 anos xD

Bem e era basicamente isto que tinha a dizer